Já Semearam aqui..

terça-feira, 1 de março de 2011

A história da abelhinha - Capítulo1



Capítulo 1

Introdução dos fonemas: a, e (fechado), i, o (aberto), u.
Apresentação da abelhinha, da escova mágica, do índio, dos óculos quebrados e do
ursinho.

Era uma vez uma abelhinha que nasceu com asas de um lado só.
Não podia voar, nem um pouquinho. Tinha mesmo de andar. E ela ficava
tão cansada que suspirava assim: a...
O professor emitirá o som a (som aberto) e perguntará:
- Quem sabe fazer o som da abelhinha?

A abelhinha tinha tanta vontade de voar...
Se ela pudesse voar, quantas coisas maravilhosas havia de fazer!
A abelhinha contava tudo que pensava a uma escova, amiga dela. A escova
era mágica, mas a abelhinha não sabia.
Um dia, a escova encantada disse à abelhinha:
- Você ainda há de ter asas deste lado também. Espere com paciência,
minha amiga!
A abelhinha nem queria acreditar em tanta felicidade. Então a escova
mágica explicou:
- Eu sou uma escova mágica. Posso fazer muita coisa boa. Eu vou ajudar
você.
Desde esse dia, a abelhinha pensava muito na promessa da amiga. Quando
a escova via abelhinha pensando, dizia com uma voz muito rouca e misteriosa: ê...

O professor emitirá o som e (som fechado) e dirá:
- Vamos imitar a escova?

Ou então dizia estes versinhos:
- Querida amiga abelhinha,
Vou fazer você voar.
Eu ajudo de verdade
Mas você tem de esperar.
Nessa hora, a abelhinha dava uma risada gostosa. Depois, conversava,
conversava. Por fim, pedia licença para dormir um soninho, bem escondida nos
pelos da escova mágica.
Todas as manhãs, a abelhinha costumava brincar perto de um mato muito
alto.
Uma vez, ela viu as folhas do mato se mexerem. E no mesmo instante
escutou um barulhinho assim: i ...
O professor emitirá o som i, agindo como nas vezes anteriores

A abelhinha olhou para um lado, olhou para outro e não viu nada. Nada,
nada, nada... Começou a sentir um pouquinho de medo. Pensou em voltar correndo
para junto da escova mágica. Nisto saiu do mato um pequeno índio, todo enfeitado
de penas.
A abelhinha, muito espantada, perguntou:
- Foi você que fez aquele barulhinho, foi?
- Eu mesmo! Por quê?
A abelhinha disse logo:
- Porque eu estava com medo. Mas agora já passou. Sabe de uma coisa?
Estou gostando muito de você. Quer ser meu amigo, indiozinho?
- Feito, falou o pequeno índio.
Na mesma hora, os dois combinaram um a porção de brincadeiras boas.
Uma tarde, a abelhinha e o índio brincavam no quintal de uma casa grande.
A abelhinha viu no chão uma coisa muito esquisita.
Olhou... Olhou... Tornou a olhar... Nunca tinha visto aquilo. Parecia um
bicho mas não era. Que é que podia ser?
A abelhinha resolveu perguntar:
- Como é o seu nome?
Mas a tal coisa esquisita só fez um barulhinho assim: ó...

O professor emitirá o som o (som aberto), agindo como nas vezes anteriores.
Foi aí que a abelhinha viu que a tal coisa esquisita eram uns óculos
quebrados.
Cheia de pena, ela indagou:
- Que foi que aconteceu com você, amigo óculos? Você escorregou?
Tropeçou numa pedra? Caiu de algum lugar?
Os óculos não disseram uma palavra.
Então a abelhinha achou que os óculos estavam precisando de ajuda. Para
consolar o amigo, falou com muito carinho:
- Eu vou ajudar você, ouviu? Vou pedir à minha amiga, a escova mágica,
que concerte você. Quer ir comigo a casa dela? Amigo índio, quer vir conosco?
O indiozinho logo aceitou o convite. Apanhou os óculos e acompanhou a
abelhinha. Andaram... andaram... andaram...
De repente, que é que eles viram junto de uma árvore? Um ursinho! O
ursinho era muito levado. Quis logo fazer uma travessura. Escondeu-se atrás da
árvore e para assustar os amigos ele fez assim: u...

O professor emitirá o som u, agindo como nas vezes anteriores.

A abelhinha nem nada. Continuou calma. Há muito tempo ela já conhecia as
brincadeiras do ursinho.
O pequeno índio deu uma corrida para agarrar o ursinho. Foi quando a
abelhinha reclamou muito aborrecida:
- Ursinho! Amigo índio! Parem com essa brincadeira. Não podemos perder
tempo. Os óculos quebrados estão precisando de ajuda. Temos de achar depressa
a escova mágica. Você quer vir conosco, ursinho?
- Quero sim, abelhinha! Eu também gosto de ajudar, respondeu o ursinho.
A abelhinha, os óculos quebrados, o pequeno índio e o ursinho foram
procurar a escova mágica.


Continua no próximo post...


1 comentários:

Luís Filipe Ferreira Anastácio disse...

Nossa! Eu fui alfabetizado com essa historinha!
Que bom reeencontrá-la. Quero usar com meus filhos.
Obrigado por disponibilizá-la aqui!

Postar um comentário