quinta-feira, 25 de abril de 2013

Arca de Nóe





Texto bíblico: Gênesis 6:1 - 9:17


Versículo para memorizar:
Ezequiel 18:32 -
 "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei-vos e vivei".

Objetivo: Que a criança saiba que Deus cumpre o que diz, castigará todo o pecado; mostrar que Deus salva quem crê e se achega conforme seu plano.

Introdução:
 De Adão até Noé, houve dez gerações de homens que creram em Deus e esperaram pelo libertador prometido no Jardim do Éden. A história bíblica que estudaremos hoje fala da graça de Deus estendida a Noé e seus filhos Sem, Cão e Jafé, e suas respectivas famílias. Essa história se passou mil e quinhentos anos ou mais depois da criação de Adão. No tempo de Noé, havia uma grande população habitando na terra. Mas a maioria estava interessada apenas em coisas que lhe davam prazer. Não se interessavam em agradar a Deus. Deus via e odiava o pecado daquelas pessoas, mas também as amava e queria que se arrependessem. Desejava que mudassem de idéia e admitissem que estavam erradas. Queria que cressem nele. Deus Espírito Santo constantemente lhes dizia que se arrependessem, mas não o fizeram.
Quando Deus viu como os homens se tornaram perversos, Ele ficou triste por tê-los criado.
Naquela sociedade, Noé era o único que andava com Deus. A vida de Noé era reta e justa, enquanto os outros pecavam contra Deus.
Deus avisou Noé de que ia destruir o mundo, e mandou que ele construísse uma arca.
Como Noé deve ter ficado triste e chocado quando Deus lhe deu essas notícias! Todos na Terra morreriam por causa dos seus pecados - todos, menos Noé e sua família. Apesar da maldade dos outros, Noé continuou agindo certo para agradar a Deus. Não foi fácil. As pessoas, sem dúvida, riram dele e até o odiaram, mas ele continuou fiel a Deus e agindo sempre certo.
Noé obedeceu a Deus, fazendo tudo o que Ele mandou. Noé avisou a todos do julgamento vindouro de Deus. As pessoas do tempo de Noé não aceitaram as palavras de Deus transmitidas por Noé. ( A Bíblia não diz quantos anos levaram para construir a arca, algumas pessoas acreditam que foram 120 anos (Gênesis 6:3). Aparentemente, enquanto trabalhava na arca, Noé avisava as pessoas sobre o julgamento de Deus (2Pedro 2:5).No versículo que memorizamos hoje diz: "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei-vos e vivei" Ezequiel 18:32 .Deus estava lhes dando uma oportunidade de abandonarem seus pecados e confiarem nEle. Deve ter sido bem difícil para Noé permanecer firme, sozinho, durante aquele tempo.
Deus ordenou que Noé e sua família entrassem na arca, levando com ele algumas espécieis ou tipos de animais. Quando Noé, sua família e os animais estavam seguros na arca, Deus fechou a porta.
Deus havia avisado as pessoas muito tempo para deixarem seus pecados, mas se recusaram. Só havia um lugar seguro no mundo. Os que estavam na arca se achavam a salvo do castigo de Deus por causa do pecado.
Hoje, só há um lugar em que você fica a salvo do castigo de Deus pelo pecado. Este lugar seguro é o Senhor Jesus Cristo. Ele é o Filho perfeito de Deus que, ao morrer na cruz, recebeu o castigo pelo seu pecado e o meu. O Senhor Jesus morreu, mas voltou a viver. Se você ainda não entregou a sua vida para Jesus, você pode fazer isso ainda hoje. Ele é o unico lugar seguro onde você está a salvo do castigo que merece pelo seu pecado(Efésios 2:13). Em Jesus você pode ser salvo, assim como Noé e sua família foram salvos na arca.
Deus enviou o dilúvio, destruindo tudo o que tinha vida na terra. Deus havia cumprido a Sua palavra.Mas Noé e sua família foram salvos. Deus os recompensou por permanecerem fiéis a Ele, apesar do pecado de todos os outros. Noé continuou fazendo o que era certo, não se importando com a opinião dos demais. E você? Deus quer que você , que já entregou a sua vida a Ele, continue fazendo o que é certo, sem se importar com o que os outros façam. Deus sempre irá lhe dar força, Ele está com você a cada minuto do dia. Embora seja difícil agir certo quando outros estão constantemente fazendo coisas erradas., Deus vai honrar e recompesar você por fazer o que é certo. Noé perseverou em servir a Deus e confiar nEle ano após ano, sem esmorecer. Ele tinha o desejo profundo de fazer a vontade de Deus e foi um bom exemplo. Deus tinha agora recompesado a sua fidelidade, salvando Noé e sus família do Dilúvio.
Depois de vários meses, as águas secaram e a arca pousou sobre o monte Ararate. Deus ordenou que Noé e sus família saíssem da arca.
Noé construiu um altar e ofereceu um sacrifício para agradecer a Deus pela sua proteção e salvação. Deus honrou Noé, dando-lhe instruções e algumas promessas maravilhosas para o futuro. Deus colocou um arco-íris no céu como sinal da Sua promessa de que jamais inundaria novamente a terra.

Conclusão: Deus sempre cumpre as Suas promessas. Se você confiar no Senhor, Deus continuará dando- lhe força para continuar fazendo o que é certo, sem se importar com o que os outros façam. Muitos escolhem fazer coisas erradas, como faziam as pessoas nos dias de Noé, e a vida deles parece ser mais fácil. Mas, quando você descobre o que é certo; ora pedindo a ajuda de Deus e depende dEle , o Senhor lhe dará forças para não desistir, não importa o que aconteça. Lembre-se, Deus recompensará e honrará você por agir certo.




0 comentários:

Postar um comentário