segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Criação do Mundo


Vamos trabalhar com o tema sobre a Criação, já havia postado anteriormente, mas agora vamos esmiuçar o tema:
Podemos dividi-lo em aulas:

1ªAula: 

TEXTO BÍBLICO:

Gên. 1:1

Versículo para memorização:

1-  NO princípio criou Deus os céus e a terra.

Objetivo:Levar a criança a compreender o que Deus fez  em cada dia e a instruí-la ser agradecida pela criação de Deus e toda a sua beleza.

Desenvolvimento:Peça para cada criança olhar em sua volta,observar os detalhes, contar o percurso de sua casa até a igreja o que ela viu, os sons que ouviu...enfim.
Explique que tudo é criação de Deus.
Leia Gên. 1:1-5 com as crianças explicando cada parte e lhes fazendo participar, perguntando oque lhe fora dito.

Atividade:Pintar o desenho:

Estratégia: Cante músicas que fale sobre a criação, utilize os visuais para ilustrar a aula.
Aqui vou disponibilizar os 7, mas você deve utiliza-lo um por vez, se você for trabalhar separadamente cada aula.

Visuais:
































2ª Aula:

Texto Bíblico:

Gên. 1:2-5

Versículo para memorização:


5-E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

Objetivo: levar a criança a compreender que a terra não tinha nem uma forma e que não possuía vida e que Deus a criou pela sua palavra.

Desenvolvimento: Leia e explique a passagem bíblica, sempre levando as crianças a participarem, aproveite a ocasião e peça para que elas tragam a bíblia e anotem num caderninho a lição do dia e o versículo.
Peça para realizarem a atividade e cole pedaços de barbante nas linhas.

Atividade:

3ªAula:

Texto bíblico:

Gên. 1:6-10

Versículo para memorização:

 8-E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

Objetivo: Levar ao conhecimento da criança que Deus separou a água dos céus;
Frisar a importância da água para o ser humano e toda criatura;
Enumerar o que podemos fazer com a água;
Despertar o agradecimento a Deus pela sua criação.

Desenvolvimento:Ilustre a aula com gravuras que ilustrem a beleza dos mares e praias; conte os seus benefícios para o nosso dia-a- dia e como Deus é sábio na sua criação;
Leia e explique os versículos citados e ajude-as a gravar o versículo do dia e lembre-as sempre das aulas anteriores.
Você pode utilizar músicas que falem da criação e corinhos;

Atividade:

4ªaula:

Texto Bíblico:

Gên. 1-11-13

Versículo para memorização:

  11-E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie


Objetivo: Que a criança desenvolva o interesse pelas plantas,principalmente  os vegetais e frutas.

 Desenvolvimento:Leia os versículos explicando cada um deles dando ênfase na preocupação de Deus com o nosso sustento.
Utilize gravuras de flores e de árvores frutíferas para enriquecer sua aula.
Você pode também trazer plantinhas  para ilustrar ou mesmo plantar uma sementinha junto com as crianças.
Utilize copinho de plástico, algodão e semente de girassol ou feijão e plante com as crianças, lembrando que leva alguns dias para começar a germinar e brotar as folhinhas.

Escute agora o versinho que vou falar. (Enquanto declama ou canta, faça gestos que as crianças podem repetir)
Uma sementinha enterrada no chão dormia um soninho sossegado e bom.
Caiu a Chuva. O Sol brilhou.
Estando em casa, estava muito apertada. A sementinha mexeu, mexeu e acordou.
Subiu no varal, ficou ajeitada e cheia de flores.
Alegrou o quintal

Eu vou crescer. Eu vou crescer.
Crescer. Crescer. Crescer para Jesus
E até quando eu estiver deste tamanho assim
Eu quero trabalhar para meu Jesus sem fim.

Como as plantinhas são lindas. Cada uma de uma maneira. Podemos plantar tantas coisas! (Mostre gravuras de plantas variadas, legumes, árvores frutíferas, hortaliças, etc.) Podemos usar as plantas para enfeitar a casa, para fazer saladas e sucos. Devemos cuidar bem das plantinhas... Vamos agradecer a Deus por ter criado as plantinhas que nos alimentam e deixam tudo tão bonito?

Atividade:




Sugestão: Utilize papel colorido para fazer as pétalas e cole palito de sorvete para o caule. 

5ªaula

Faça uma revisão das primeiras aulas!!!

Utilize o jogo da memória como recurso para fixar a aprendizagem que está logo abaixo:


Recorte e cole numa cartolina ou papel cartão, divida a turma em grupinhos pequenos e deixe-os brincar um pouco.

Faça perguntas sobre as aulas anteriores, sempre se apegando aos pontos principais.
Como era a terra? Quem criou? Existia vida na terra?
Como surgiu os mares?
Explore os visuais e os enriqueça com outras gravuras; coloque músicas sobre a criação.

Atividade: 


6ªaula:

Texto Bíblico:

Gên:1-14-19

Versículo para memorização:

16-E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.


Objetivo: A criança ao final da aula saberá que Deus criou o Sol para iluminar o dia e a lua para iluminar a noite.

Desenvolvimento: Comece a aula comentando sobre a temperatura do dia, se houve sol ou se foi um dia chuvoso, se as crianças olharam o céu hoje e o que elas viram.
Depois utilizando o visual, perguntem se elas sabem quem criou o sol, a lua e as estrelas e por que?
Depois que cada um falou passe para a bíblia explicando e pedindo que eles procurem a passagem na bíblia deles, grife o versículo que será utilizado na memorização e peça para que eles copiem num caderno para estudarem durante a semana.
Aproveite o momento e diga às crianças que Jesus é a luz do mundo!!( Jo.8:12)
Você pode utilizar um fantoche para contar a história:

Atividade:

7ªaula:

Texto Bíblico: 

Gên.1:20-23

Versículo para memorização:

22-E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

Objetivo:Que a criança tenha o conhecimento da criação das aves e dos peixes, e que eles também têm a função de nos servir de alimentos.

Desenvolvimento: Conversa informal com as crianças contando sobre a criação dos peixes e das aves, como são importantes para o nosso sustento e as suas características;
Leia o versículo e explique a passagem;
Cante uma música sobre os peixinhos, explore a aula com gravuras e visuais.
Use sua criatividade, faça cartazes com várias espécies de aves e peça para as crianças dizer o nome de cada um.

Atividade:


8ªaula:

Texto bíblico:

Gên. 1:24-31

Versículo para memorizar:

27  E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Objetivo:Que a criança saiba que ela foi criada a semelhança de Deus, e que Deus fez cada um de forma única e exclusiva.

Desenvolvimento: Converse com as crianças e explique que Deus criou a terra em 5 dias peça para elas contarem nos dedos e dizer o que foi feito em cada dia, explore a memória delas.
Frise bem a preocupação de Deus em criar o homem  por último, depois que tudo já estivesse pronto, fale sobre os animais e que o homem tinha a autoridade sobre cada um deles.
Leia os versículos e explique para as crianças;

Atividade:
9ªaula

Texto bíblico:

Gên. 2:1-3

Versículo para memorizar:

3  E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.


Objetivo:A criança seja capaz de entender que Deus criou o mundo em 6 dias e que no 7º Ele descansou de toda a sua criação.

Desenvolvimento: Pergunte para as crianças o que elas costumam fazer no domingo.
Diga que no domingo podemos vir para a escola bíblica, para o culto, visitar os familiares, enfim...
Leia a palavra e peça que repitam o versículo proposto;
Cante músicas com as crianças.

Atividade:















0 comentários:

Postar um comentário