Já Semearam aqui..

sábado, 16 de outubro de 2010

Como começar um Departamento Infantil


O que fazer para começar um departamento infantil?


Primeiramente ore a Deus, e peça a Ele estratégias, sabedoria e as ferramentas necessárias para realizar este trabalho.
Ele move os corações a favor deste propósito!
*Troque experiências com sua igreja, afinal pode ser que já tenham tido qualquer tipo de experiência com os pequeninos.
Visite também outras igrejas, assista às aulas como ouvinte e aprendiz!
* Peça ajuda á outras pessoas, pois toda ajuda é bem vinda; tire as dúvidas com um professor ou mesmo um pedagogo, pois eles já estão acostumados a lidar com as crianças.
O seu pastor pode te ajudar quanto aos estudos, pessoas com dons em trabalhos manuais ou que tocam instrumentos podem ajudar também e até participar diretamente neste trabalho.
Faça um rodízio com eles, procure diversificar o trabalho!
* Verifique e planeje o trabalho!
Temos boas editoras no mercado:Luz e vida, Concórdia, Juerp e outras, peça um planejamento pronto a elas e analise o conteúdo.
*Prepare um espaço para as crianças, uma sala seria o ideal: Você pode enfeitar as paredes, pendurar os trabalhos feitos por elas, procure móveis ( cadeiras e mesas) de acordo com a sua altura, coloque tapetes e almofadas pelo canto da sala, como uma alternativa econômica e simples.
Se for em um ambiente aberto irá dificultar o trabalho, uma vez que as crianças tendem a dispersar-se .
Precisa providenciar lápis de escrever e de cor, borracha, papel, cola e tesoura,
esses materiais podem ser doados junto a igreja ou mesmo já usados.
Utilize sucatas para confeccionar fantoches, cenários para a hora da estória, bonecos e armários para guardar o material.
* Escolha um horário mais adequado a necessidade das crianças, seja durante o culto, num sábado a tarde ou mesmo durante a ED.
Tenha em mente o tempo de duração da atividade, para não se tornar cansativo, diversifique as atividades: música, brincadeiras, hora da estória, enfim.
Use e abuse da criatividade!!
*Faça um levantamento de quantas crianças tem na comunidade: pegue seus nomes e endereços e telefone.
Decida se as crianças irão ficar juntas ou se serão separadas por faixa etária.
Por exemplo: idade pré-escolar e crianças alfabetizadas, ou seja de 3 a 7 anos e de 8 a 11 anos, a partir desta idade irão pertencer a outro grupo.Mas lembre-se depende do número de crianças e de ajudantes, pois é sempre bom contarmos com ajudantes na hora de levar uma criança ao banheiro, na hora de servir o lanchinho, enfim.
* Vamos ao primeiro dia de aula: Convide as crianças da comunidade, os pais podem participar para conhecer a proposta de trabalho;apresente o grupo que irá trabalhar com os pequeninos no culto de domingo para que todos conheçam as pessoas envolvidas neste trabalho.
* Recicle! De tempos em tempos marque reuniões com todos os professores e ajudantes para troca de experiências e idéias, discutir sobre as festas e demais atividades.
Lembre-se: Leia bastante, procure sempre estar informada, pesquise, fique atenta aos cursos para educação infantil, artesanato e tudo mais que possa ser adaptados a nossas crianças.
E Muita Boa Sorte!!!Não esqueça de comentar, envie sua opinião!

1 comentários:

**Michelle M.** disse...

Olá,Iraci,hoje vim aqui com mais calma e adorei todas as dicas de como trabalhar com crianças,já fui durante muito tempo,professora de criança na escola dominical,gosto muito,estarei sempre por aqui para aprender com você...
Beijos!!!

Postar um comentário